Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

sexta-feira, 26 de março de 2010

Catalogando Montanhas - Morro do Araçatuba


Serra do Araçatuba – Morro do Papanduva
(foto Reginaldo Mendes)


O Morro do Araçatuba é uma das montanhas mais frias do Paraná, pois recebe ventos sul diretamente sem nenhuma barreira. Acesso se dá pela BR 376, através do Bairro do Matulão, que pertence a Tijucas do Sul. A montanha tem poucas dificuldades de subida, mas sempre é bom subir a noite para evitar o sol que bate de frente à montanha, existem poucas arvores ou quase nada (somente no começo da trilha). De dia o calor pode ser intenso e a noite muito frio. Durante os meses de inverno é normal haver geadas fortes e o solo da montanha congela. Ali já nevou algumas vezes. A duração da caminhada pode chegar de 3 a 5 horas dependendo do preparo físico de cada um. Em seu cume o visual é magnífico, sendo possível ver a baia de Guaratuba e pequena parte do litoral catarinense. Com seus 1.673 metros e afloramento rochoso. Ideal para treinamentos andinos. Um tapete gigante de capim rasteiro espalha-se por quase todo o corpo da montanha até o cume. Parte da montanha é usada como pasto pelos proprietários. Por causa dos animais, há muitas trilhas até o cume, a trilha que os montanhistas usam é bem marcada. Contudo, é fácil se perder. Mas isso não é problema, é possível ver o falso cume e ser guiado por ele
Frio em Araçatuba (foto Reginaldo Mendes)
alcançado o objetivo, não recomendado por causa de algumas gretas. No cume há uma caixa de metal, com livro para recados com relatos de aventureiros. Por causa da baixa e alta temperatura ao mesmo tempo, é normal na serra que envolve o Araçatuba um verdadeiro mar de nuvens. Existe uma travessia Araçatuba/Monte Crista.

Em seu cume o terreno é ótimo para instalar barracas por causa de sua vegetação, da uma impressão de estar deitando em um colchão fofo.


Nenhum comentário: