Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Travessia ES/MG por Edinaldo Couto









Texto: Edinaldo Couto

Já dizia o velho ditado, "um dia na montanha vale mais que uma vida inteira na frente da televisão" ditado feito por mim (eu acho).

E assim começou uma das minhas maiores aventuras em serra, mato e quiçaça, a alguns meses atrás fui convidado pelo meu amigo de montanha Reginaldo Mendes do Blog "Montanha ativa" a realizar junto com outros parceiros que em sua maioria desconhecia a travessia da Serra do Caparaó, serra esta que abrange Pico Cristal, Pico calçado 2849 mts  e Pico da Bandeira, altitude 2982 mts , esta última a maior do Brasil, por estar 100% em território brasileiro, porém a terceira em altura, perdendo apenas pro Pico da Neblina e o Pico 31 de março. Formado o grupo, e o chefe passando as informações, coube a nós cumprir com orgulho e com garra, pois enfrentamos nada mais, nada menos que 39 horas dentro de van de 15 pessoas, somente pessoas loucas aceitam uma missão dessa, bom de louco todo mundo tem um pouco, partimos então na data estimada do dia 28/04/2017 até nossa missão. Com nossa saída as 20:00 horas, todos estavam muito antes no local de embarque, alegres, dispostos, tive o prazer de conhecer os outros montanhistas e uma pessoa que até então também é referência nesse mundo de mato, Teresinha Tessaro, que só ouvia relatos e fotos de facebook, foi um imenso prazer poder caminhar com esta figura mítica montanhista, claro além dos outros parceiros super bacanas.

Chegando em Alto Caparaó, nossa, cidade do fim do mundo, ficamos admirados com tanta montanha que aquela região tem, não são apenas as 3 montanhas, ainda existem algumas na mesma serra, que não foram feitas por nós, devido o tempo não ser nosso aliado, e muito menos o vale encantado, uma ambição nossa que devido o tempo também não foi deixado realizar (fica pra próxima). Acampamento feito na região urbana da cidade, lá já tinham alguns montanhistas de São Paulo e Rio de Janeiro também acampado pra conhecer o monumental Pico da Bandeira, fomos muito recebidos pelos donos do camping, onde jantamos, tomamos café e nos levaram na portaria do parque do outro lado da Cidade, já área do Estado do Espírito Santo.

Fomos levados em dois 4x4, foi muito bacana a interação dos motoristas conosco, até podem chamar Curitibano de mudo, menos nós que fizemos a festa na cidade, já na portaria, fomos devidamente cadastrados, bora subir de 4x4 até a área de camping, estradinha de terra muito selvagem, com alguns pontos de lamaçal, nada que as 4x4 não resolvessem. Todos preparados, com mochila nas costas, água e lanche, partiu fazer a travessia, que já começou pegada, devido ao ar ser mais rarefeito, em mim pelo menos senti falta bastante, como sempre tem o fecha trilha, ficou eu a nossa amiga Perla, fechando. Enquanto os mais velozes foram pra cima do nosso primeiro objetivo o Pico Cristal, e fomos com muita sede ao pote, em algum ponto da trilha, não prestamos atenção e passamos batido o cruzo da trilha que ia ao Cristal, quando nos demos conta estávamos subindo o calçado, bora voltar tudo, não viajamos tudo isso pra deixar o cristal pra trás. No caminho da volta, cruzamos com alguns montanhistas que nos indicaram o caminho, o visual está muito fechado, achamos a trilha e bora matar o cristal no bom sentido da palavra ( se é que tem bom sentido rs rs), na base do Cristal, uma montanha não muito frequentada, sem marcações, um lajeado de subida bem tenso, fico imaginando aquilo com chuva e raios, tocamos rumo a cima, ficando eu por último e a Luciene por último. Enquanto todos subiram, acabamos pegando uma via errada e quase descemos rolando a rampa, bom era morte certa, saído da posição errada, procuramos o ponto de subida e bora, já no cume, paramos pra lanchar, mandei uma vitamina pra dentro. 

O cume estava fechado, em alguns lampejos de abertura, aproveitamos e batemos várias chapas, feito o cume, já descemos com cautela, pois qualquer descuido sai todo mundo rolando a rampa. Não chega a ser complicada, achei bem mais tranquila do que a rampa do tão temido por alguns do Ciricia na nossa serra; bora descer a trilha e voltar a trilha onde estávamos subindo o calçado, trilha super aberta e bem tranquila, sem muitas dificuldades, ponto alto, chegamos no cume do calçado, que nada mais é do que uma ombreira do Pico da Bandeira, como se fosse o Samambaia ombreira do Anhangava. O cume do calçado é bem bacana, lajeado grande e tem toda  a vista do Bandeira, que naquela hora só dava pra ver a Cruz, símbolo do cume, instalada no período histórico do Brasil, lanche feito, forças retomadas, partimos rumo ao objetivo final, o Bandeira, uma descida rápida e um subida congestionada pois tinha várias pessoas no local, fui o último a subir e parti direto pra cruz, a cruz religiosamente representa o cristianismo, na época religião oficial do império. Várias chapas tiradas, não tivemos muita visão das montanhas ao redor, pois o clima não ajudou na vista, mas nos lampejos de abertura, aproveitamos muito, depois bora descer sentido Tronqueira, descida relativamente complicada.

A trilha é bem aberta, porém muita pedra no caminho, tendo que tomar muito cuidado pra não torcer o pé, e com o grande fluxo de pessoas, atraso na trilha era inevitável, porém fim a turma rápida ganhou a frente e fiquei pra trás com a Luciane, Reginaldo Mendes, Rafaela e o Marido da mesma, pela trilha ainda deslumbramos do rio ao lado, com várias quedas de água, formando um visual muito bonito. Com certeza uma aventura que ficará guardada não apenas em fotos de facebook , mas em nosso coração. No fim nada melhor que uma boa janta no restaurante ao lado do camping, um bom banho quente para tirar nossa inhaca e um bom papo, risadas e uma boa bebida com os amigos de trilha, marcamos nossa saída pra 05:00 horas da manhã, levantamos ás 04:00 arrumamos nossa mudança e bora van Curitiba, a volta bem tensa, pois ficamos 21 horas na estrada, alguns com a bunda quadrada, outros com dores de cabeça, outros com ânsia de vômitos e diarreia. No final sabemos que tudo valeu a pena e que ano que vem se Deus permitir, faremos novamente essa ou outras travessias nesse Brasilsão de Deus. 

Um agradecimento a todos os 15 guerreiros e a motorista Bob que foi nosso guerreiro na boleia da van, difícil terminar um relato, tudo que escrevermos será pouco para representar nossa aventura em terras desconhecidas para nós.





Restaurante Mineiro - Pico da Bandeiras

Ótima indicação para quem está interessado em fazer o Pico da Bandeira. O Restaurante Mineiro tem vários serviços de turismo na região. Refeição em fogão a lenha, um delicioso café da manha. Resgante para a travessia de ES ou MG com 4x4 para Tronqueira ou Casa Queimada, (Pico da Bandeira, Cristal e Calçado). E um camping com uma boa estrutura de banheiro e local para refeição. 
Contato é só falar como o Roberto whatsapp 32 984265775.

Site: Restaurante Mineiro





Café da manha


Areá de Camping

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Travessia ES/MG - Cristal, Calçado e Bandeiras

"Poderia aqui resumir essa jornada à Serra do Caparaó como loucura pura, não pela dificuldade da trilha, que afetou mais a respiração devido a altitude, afinal não é todo dia que você está cima dos 2.500mts de altura, mas enfrentar uma viagem de 18 horas de ida numa van com mais 14 loucos, dormir esprimidos, cansados e ainda ter força pra realizar nosso sonho e ainda tirar forças e enfrentar 21 horas de retorno, com certeza os normais nunca vão entender, mas pra nós loucos, estar em lugares assim, nos fazem viver a vida, sentir o sangue pulsar quente, sentir o cheiro do ar puro, ouvir o pulsar do nosso coração, saber que estamos vivos, não tem preço, garanto que enfrentaríamos tudo novamente, afinal ser louco não é pra qualquer um. "
Edinaldo Couto




Texto Reginaldo Mendes

O Preparo
Já havia muitos anos que a vontade de fazer o Pico da Bandeira era enorme mas a distância era o fator que mais pegava nessa empreitada e, também o custo que alguns cobravam para ir daqui de Curitiba-PR até Alto Caparaó-MG. Orcei uma van com “carretinha”, entrei em contato com alguns amigos da região para pegar o máximo de informação possível, os quais me indicaram lugares para acampar e também alguém para nos levar até nosso destino que era o Pico da Bandeira, uma montanha nada muito complicada ou tão difícil assim de fazer. Mas como queríamos muito mais, por que então não fazer a travessia de ES até MG passando por três das mais belas montanhas da região? Bandeiras com 2.892, Calçado com 2.849 e Cristal 2.770 metros, as quais estão entre as 10 mais altas do Brasil. Para isso era preciso só encontrar alguns loucos para essa empreitada, o que não foi difícil, afinal quem ama montanhismo está disposto a tudo. Então convidei alguns amigos para dividir tudo e todos toparam de imediato.

A viagem
Foram 8 meses de estudo sobre a trilha, preparando a logística, mudando trajetos e pegando o máximo de dicas possíveis. Fechei um pacote com o Roberto do Restaurante Mineiro, que tem toda a estrutura que precisamos, camping, restaurante e Jeep 4x4, para nos levar até ao começo da trilha.
Saímos de Curitiba no dia 28/04 as 20:00. Nossa previsão de chegar até ao Alto Caparaó era as 14:00 do dia 29/04, uma viagem longa, com duração de 18 horas, contando com paradas para banheiro e refeição. Foi uma viajem tranquila, sem trânsito chato e uma equipe bem animada. Utilizamos o revezamento de assentos dentro da van para evitar cansaço muscular. A van puxava uma “carretinha” com todos os nossos equipamentos de camping, evitando apertos dentro da van. Combinamos com todos que cada um levaria alguma coisa para tomarmos café na ida. Entre 7 ou 8 horas da manhã começamos a procurar um lugar apropriado na estrada para pararmos e tomamos nosso café. Bem pra frente da cidade de Resende - RJ encontramos um posto e do lado um bar com mesas, mas não tinha ninguém no local. Mesmo assim encaramos! Entramos, um pouco preocupados, pois estávamos lá sem autorização, juntamos umas mesas e lá mesmo tomamos aquele café reforçado. Ninguém apareceu e conseguimos tomar nosso café tranquilamente. Ao sairmos deixamos tudo limpo. Continuamos nossa viajem e a próxima parada seria somente para almoçar. Depois do almoço já estávamos a 100 km do Alto Caparaó, mas parecia que não chegava nunca, uma eternidade! Nossa previsão de chegada ao destino era as 14:00 horas, pois tínhamos um projeto de conhecer o Vale Encantado, mas já era em vão, isso não aconteceu! Já passava das 15:00 quando chegamos ao Alto Caparaó. Tiramos algumas fotos do portal e fomos para o camping, onde o pessoal do Restaurante Mineiro nos esperava. Chegamos, desmontamos as coisas e dispensei o motorista, que ficou na pousada Bistrô. Depois de camping montado, banho tomado, jantamos e fomos conhecer a pequena cidade do Alto Caparaó.

30/04/2017 A travessia ES/MG
Já tínhamos tudo em mente como seria nossa travessia, só não era certeza se começaríamos pelo lado do MG ou ES, mas com algumas orientações e todo o suporte do Roberto, decidimos começar por ES mesmo.
No domingo dia 30/04 acordamos bem cedo, tomamos aquele café reforçado no Restaurante Mineiro e partimos com os Jeeps 4x4 até Pedra Menina - ES, onde está a portaria do Parque Nacional do Caparaó (lado ES). A viajem até Pedra Menina é longe, saímos as 7h para começarmos a trilha as 9h. Uns 50 km separam o camping onde estávamos até a portaria do lado ES. A estrada depois da portaria é bem chata de fazer. Com 4x4 já é difícil imagina com carro pequeno? Mesmo assim vimos alguns carros parados lá no camping na Casa Queimada. A estrada é alta e alguns trechos com muito barro por causa da chuva. Acredito que alguns que estavam com seus carros, aguardavam o momento certo para sair do parque com estrada seca.
Começamos nossa trilha as 9:10h. Depois de algumas fotos, combinei o resgate com o Roberto e partimos trilha acima. No começo da trilha tem uma subida um pouco pesada. Foi um momento que exigiu muito da respiração, pois estávamos a mais de 2.400 de altura. Nesse nível, é possível sentir o ar um pouco pesado e o ideal é começar lentamente até o corpo se acostumar. Nosso destino era o  pico Cristal. Encontramos algumas pessoas tanto descendo da montanha como subindo.

Pico Cristal 2.770 metros a 7° montanha mais alta do Brasil.
O Pico Cristal é a montanha mais alta localizada inteiramente dentro do território de Minas Gerias e já foi considerada a 4° mais alta do Brasil perdendo esse posto depois da última medição realizada.  O Pico do Cristal é um ponto maciço que possui essa denominação devido a suas abundantes formações rochosas de quartzo, apresentando paisagens de extrema beleza e sendo considerado por alguns um local mais impressionante que o próprio Pico da Bandeira, onde a vegetação é formada basicamente por bromélias e lírios sobre afloramentos rochosos, sendo o local parte da zona de maiores altitudes do parque. (fonte: Wikipedia).
Estávamos há mais de uma hora e meia caminhando quando avistamos uma subida mais intensa que levava até o pico do Calçado, onde, para a minha mente, era o local que se iniciava a trilha para o Cristal. As únicas informações que eu tinha era “só seguir os totens”. Não há placa informando a direção da montanha. Acabamos passando direto pela bifurcação e descobrimos, através de alguns montanhistas que a entrada era mais abaixo. Já estávamos bem próximo ao Calçado quando descobrimos isso! Resolvemos voltar até a bifurcação, onde tem em uma pedra com o desenho de um X e um totem indicando o local. Para nossa sorte o Percio estava com a trekking da trilha, mas mesmo assim alguns totens nos confundiam. Seguimos para um morro acima e pegamos à direita, mas o correto é sempre estar à esquerda. Como não tínhamos a visão do Cristal por causa da forte neblina ficamos bem perdidos. No entanto, com paciência eu, a Fernanda o Percio e o Sandro descemos confiando um pouco no GPS e evitando os totens de pedras, pois haviam muitos espalhados pela montanha. A outra parte do pessoal que estavam conosco havia ficado no cume do outro morro, enquanto nos localizávamos. Logo avistamos algumas silhuetas, e percebemos que estávamos na trilha correta. Esperamos o restante do nosso grupo e agora era só seguir alguns totens de pedras, e subir sem erro. O Cristal é uma montanha pouco visitada, é preciso fazer uma “escalaminhada” para chegar até o topo. Com cuidado e com muita calma, seguimos em trechos de rocha e muita pedra, passando por obstáculos não tão complicados, mas que requerem cuidado. Depois de 3 horas de caminhada chegamos ao cume do Cristal. A serração estava bem forte, por razões climáticas a neblina desceu um pouco, foi possível ver alguma coisa lá de cima. Fizemos um bom lanche pois já passava das 12:00h, depois descemos com cuidado.  Pegamos a trilha correta e voltamos até a base do Pico do Calçado.

Pico Calçado 2849 a quarta montanha mais alta do Brasil e Pico da Bandeira com 2892 metros
Para quem vem da portaria do lado ES o Calçado é o portal para se chegar até o Bandeiras. Seu nome se dá por causa da vista que, dependendo do ângulo, tem a formação de um calçado. Depois de 6 horas de caminhada chegamos ao cume dessa montanha e já era possível avistar o Pico da Bandeira. Paramos para um lanche, tiramos várias fotos e logo partimos rumo ao pico da Bandeira, a terceira montanha mais alta do Brasil, a mais alta da região sudeste e também a mais alta do Brasil em 100% dentro do território nacional. Tem esse nome por causa da história do nosso país. Por volta de 1859, o imperador Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império naquele que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil (fonte: Wikipedia).
Chegamos ao cume já passava das 14 horas e ali já haviam várias pessoas de toda a região. Contemplamos, curtimos aquele momento e tiramos muitas fotos. Por alguns instantes a serração forte baixava e era possível ver um pouco além, mas logo ela subia e assim perdíamos a bela vista. Não tinha vento e não estava frio, mas nada de vista! Peguei algumas informações com um guia da região que estava com um grupo de mais de 30 pessoas e ficamos lá mais uma hora contemplando aquele momento. Foi quando percebemos que só nós estávamos no cume. Já estávamos caminhando há mais de 6 horas, desde a Casa Queimada, agora era nos despedirmos de mais uma montanha conquistada e descermos até o Tronqueira.


O Fim da Travessia
Começamos a descer da montanha sentido Tronqueira, passamos pelo grupo de jovens que descia a montanha também e até tiraram fotos conosco. A trilha desse lado é mais limpa, tem mais água para pegar e bem pouco barro. Passamos por algumas cachoeiras e em pouco mais de uma hora chegamos ao Terreirão, um camping muito utilizado para se fazer ataque até o cume. Avistamos a casa do Terreirão que já foi palco da Guerrilha do Caparaó entre o Espirito Santo e Mina Gerais. Segundo informações que peguei a casa era usada para reunião de alguns guerrilheiros que ao serem descobertos foram presos. Alguns das nossa turma já estavam bem além de nós na trilha. Sem demora partimos destino Tronqueira. Ainda faltava mais de 3,5 km de caminhada. Já era de se esperar que pegaríamos um pouco da noite na trilha.
Depois de 9 horas de caminhada chegamos em Tronqueiras, onde o Roberto nos esperava e também o resto da nossa equipe. Já estava escuro. Ficamos um pouco preocupados com o grupo do outro guia que estava na montanha, descobrimos que muitos não tinham lanternas, mas até onde eu sei tudo deu certo para eles também. Partimos para o camping e sujos, do jeito que estávamos, fomos jantar e comemorar mais uma conquista. Depois do banho, agora era só aproveitar o momento entre amigos e dar muitas risadas sobre o que aconteceu na montanha.

01/05/2017 O retorno pra casa, 22 horas dentro de uma van.
Decidimos não tomar o café no Restaurante Mineiro assim ganharíamos tempo para chegar o mais rápido possível em casa. Acordamos as 4h da manhã, desmontamos tudo e partimos em direção a nossa cidade. A Rafa, esposa do nosso amigo Jhonatan, estava passando mal. Descobri que ela estava assim em quase toda a trilha que tínhamos feito no domingo, não deve ter sido fácil pra ela o retorno pra casa. Nos revezando o tempo todo dentro da van. Já passava das 19 horas quando chegamos em São Paulo. O transito ali estava bem tenso e chato, perdemos um precioso tempo nesse trecho. Por volta da 23:00 chegamos em Registro e às 2 horas da manhã finalmente chegamos em Curitiba.
Foram mais ou menos 40 horas dentro de uma van e 9 horas de trilha. Aí eu pergunto: o que é mais difícil aguentar esse tempo todo dentro de uma van ou fazer uma longa trilha? Eu prefiro trilha! Mas digo que as 40 horas na van foi muito bacana, muitas risadas, assistimos ótimos filmes e ouvimos boa música, deixou uma saudade no coração e um gostinho de “vamos voltar um dia”.

Agradecimentos:
Ao nosso motorista Bob que nos passou toda a confiança no volante sendo um ótimo motorista. Roberto do Restaurante Mineiro que nos deu todo o suporte que precisávamos, como camping, janta, café da manhã e auxilio com o 4x4 e também nos provou que o povo mineiro é simpático de mais, sô! À pousada Cantinho Bistrô por acolher nosso motorista. Sairo C. Guedes e Anderson R.Estevanovic guias da região que me passaram várias dicas do local. E, acima de tudo, a Deus que nos proporcionou uma linda aventura.

Montanhistas:
Reginaldo Mendes
Paula Lipinski
Beatriz Andreis
Douglas Rengel
Tere Tessaro
Edinaldo Couto
Sergio Emiliano
Perla Steil
Percio Sousa
Fernanda Lopes 
Raphaela Cristina
Jhonatan Bortolato
Sandro Godoy
Fernando Ferreira
Luciane Wamser



Nosso café da manha na estrada


Faltando pouco para chegar em Alto Caparaó

Relaxando antes da subida do dia seguinte

Portal do Alto Caparaó

Vamos nessa que o dia promete



Chegando na portaria do lado ES






As meninas: Perla, Beatriz, Paulinha, Tere, Fernanda, Luciane e Rafa

Os Meninos: Fernando, Sandro, Douglas, Percio, Edinaldo, Reginaldo, Sergio, Jhonatan

O Começo da trilha


No pé do Cristal




Cristal mostrando as caras

Cume Cristal
Cume Cristal



A subida foi tranquila

Ponto de referência para se chegar ao Cristal deve pegar a esquerda 
Cume do Calçado



Chegando no Calçado





É possível avistar o Bandeiras

Bem próximo do Bandeiras



No cume do Bandeiras

Para você Arthur











Terreirão


Fim da travessia

A saideira 


Um abraço a todos e até a próxima.