Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Catalogando montanhas – Pico Camapuã

Foto tirada do Pico Itapíroca (Foto: Reginaldo Mendes)

O Pico Camapuã é uma das montanhas mais belas e com um visual magnifico da grande parte da Serra do Mar. A impressão que dá é que você está bem no meio de tudo. Sua vegetação é mista e rasteira a partir da rampa que leva até seu cume que é totalmente descampado.   O começo da trilha se inicia na Fazenda do Bolinha, pagasse uma taxa de entrada, hoje no valor de R$ 10,00 por pessoa.

Como chegar:
Pela BR 116 sentido São Paulo, 5 km depois do primeiro pedágio logo que passar o Posto Túlio, fique atento a entrada fica a uns 400 metros do posto em uma estrada de chão. Segue mais uns 5 km de estrada até chegar à fazenda.  A estrada não é muito ruim é possível passar com um carro baixo, porém com cuidado. Uma boa dica é entrar no posto e sair logo em seguida pelo acostamento até chegar nessa entrada.


A Trilha:como perder peso
Ao chegar ao Bolinha e fazer o cadastro, continue em frente até chegar numa porteira, caso necessário se informe na casa da fazenda que o pessoal lhe passará todas as informações. A trilha é bem marcada, logo de inicio já tem pontos de água. Água na verdade não é problema para essa trilha. A subida de inicio não é puxada, pelo contrário, o caminho é de fácil acesso. Passa por alguns trechos de rios, mas não se engane, em época de fortes chuvas, todos esses trechos de passagem de rio é bem perigoso. Existe uma árvore gigantesca que em minha opinião é a maior do Paraná. Continue até chegar ao cruzo, agora preste bem atenção. No cruzo existe os sentidos “Ciririca”, “Pedra Branca” e no mesmo sentido “Camapuã, Tucum e Cerro Verde” é bom observar que na volta para a fazenda a entrada e um pouco escondida uma errada e você vai para na Pedra Branca, então no seu retorno preste bem atenção.
Desde ponto em diante não existe mais água, somente na trilha que leva ao Cerro Verde, é bom abastecer antes de chegar ao cruzo. A trilha continua de mata fechada, duas horas depois desde a saída do Bolinha você chega à rampa do Camapuã, agora é montanha a cima. Demora-se aproximadamente 01h20min para chega ao cume. Leve protetor solar, pois o sol pega bastante. Na rampa já é possível ver o Ciririca, Arapongas e Pedra Branca. Vai com calma, sem presa e sem fazer novas trilhas, evitando assim a degradação da montanha que já é bem frágil.

Informações geraiscomo perder peso:
Traga seu lixo de volta.
Existem vários pontos de água, mas somente antes de chegar ao cruzo. É uma montanha de muitas clareiras para acampar, evite fazer novas clareiras. Leve protetor solar, a rampa é bem cruel, e totalmente aberta. A melhor época para fazer essa montanha e entre Abril a Outubro, assim como praticamente quase todas as montanhas da mata Atlântica. É possível se iniciar a travessia dos 7 cumes, Bolinha/Dílson e Bolinha/Marco 22 por cima. Cuidado no retorno, existe algumas trilhas no cume do Camapuã que pode enganar, a dica é chegou no cume olhe para trás e memorize a trilha que você subiu.

Tempo total de trilha:como perder peso
03h30min subida e 03h00min descida

Dificuldade:como perder peso
Leve para moderada, não existe obstáculos perigosos.

Altitude:como perder peso

Visual no cumecomo perder peso:
Represa do Capivari, Ferraria, Taipa, Caratuva, Itapíroca, Pico do Paraná, Tucum, Ciririca, Arapongas, Pedra Branca, e algumas outras cadeias de montanhas. 
Rampa do Camapuã
Represa do Capivari

Pico do Paraná e Tucum




Início da Fazendo do Bolinha


Cruzo


Pedra Branca