Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

quarta-feira, 6 de abril de 2011

'Super Sherpa' lidera expedição para limpar o Everest

O montanhista nepalês apelidado de o "Super Sherpa", por já ter escalado 20 vezes o Everest, iniciou nesta quarta-feira uma nova escalada do pico mais alto do mundo dentro de uma expedição que visa a recuperar quatro toneladas de resíduos.

Apa Sherpa, de 51 amos, dono do recorde de escaladas ao Everest, lidera a "Eco Everest Expedition 2011", financiada por uma companhia privada de alpinismo e na qual participam 58 pessoas, entre elas 23 estrangeiros.

Cada membro da equipe ganhará 100 rúpias (1,40 dólar) por cada quilo de lixo que levarem do pico ao acampamento base da expedição.

Entre os objetos abandonados pelos montanhista figuram garrafas de oxigênio vazias, coras e barracas.

Segundo Apa Sherpa, esta expedição será uma demonstração de montanhista que respeita o meio ambiente.

"Não vamos utilizar energia fóssil. Vamos cozinhar com energia solar e beber água esterilizada invés de fervida", explicou.

Desde 1953, anos em que Edmond Hillary e Tenzing Norgay escalaram pela primeira vez o pico, mais de 3.000 montanhista escalaram o Everest, a 8.848 m de altura.

Trilha do Itupava Interditada

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai interditar o Caminho do Itupava, na região da Serra do Mar, a partir desta terça-feira (5).

A medida foi tomada depois das fortes chuvas ocorridas no mês de março, que ocasionaram a queda de pelo menos 26 árvores ao longo do caminho que interromperam trechos do passeio.

De acordo com o IAP, em muitos pontos ocorreram deslizamentos de terra, encobrindo as trilhas com lama, deixando o percurso escorregadio e perigoso para os turistas.

Uma empresa especializada em retirada de árvores e lama será contratada para revitalizar a trilha. A interdição será de, no mínimo, 90 dias.