Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Montanhistas tentam repetir feito histórico

Em 1960, Jimmy Marshall e Robin Smith conseguiram um feito histórico ao escalar seis montanhas das regiões de Fort William e Lochaber, na Escócia, em seis dias. Cinquenta anos mais tarde, os escaladores Dave Macleod e Andy Turner tentarão repetir a façanha das lendas do montanhismo durante o Fort William Mountain Festival, entre os dias 6 e 13 de fevereiro.

Mesmo com as evoluções dos equipamentos no esporte, o desafio continua praticamente com o mesmo nível de dificuldade. Isso porque as condições climáticas, os perigos de avalanches e o impacto físico e mental não mudaram.

Acompanhando os dois montanhistas estará o diretor Paul Diffley, famoso por vencer diversos prêmios por produções de aventura. Diffley filmará todo o trajeto, editando e postando os vídeos ao final do dia, no CIC Hut, único alojamento genuíno de alpinismo em toda Escócia.

"Este desafio é algo que algumas pessoas em Lochaber estavam falando em fazer. Há algumas semanas, o organizador do evento, Mike Pescod, nos convenceu sobre o desafio. Além de que ele trará o Diffley para nos filmar durante a semana. Depois, nós falaremos no festival sobre a experiência, nossos pensamentos e a importância do feito de Marshall e Smith na história da escalada no inverno escocês”, disse MacLeod.