Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Alpinistas desaparecem nos EUA e um corpo é resgatado

Equipes de resgate recuperaram o corpo de um alpinista, de um total de três que desapareceram na sexta-feira enquanto tentavam escalar a face mais perigosa do Monte Hood, no Oregon, Estados Unidos. Os três alpinistas iniciaram a escalada pelo lado oeste da montanha, de 3.429 metros, por volta de uma hora da manhã do horário local na sexta-feira. Eles deveriam ter retornado ao campo-base algumas horas depois, o que não ocorreu.

Depois de quase um dia de buscas, equipes encontraram o corpo de Luke T. Gullberg, 26 anos, afirmou Jim Strovink, porta-voz da delegacia do condado de Clackamas. Não foram divulgados detalhes sobre como o alpinista teria morrido. Os outros dois desaparecidos são Anthony Vietti, 24 anos, e Katti Nolan, 29. Os três eram experientes e estavam bem equipados.

O Monte Hood é a montanha mais alta do Oregon e uma das mais populares entre os alpinistas dos Estados Unidos. Em 25 anos, contudo, foi palco de dezenas de acidentes e fatalidades. O pior deles ocorreu em maio de 1986, quando nove pessoas - sete estudantes da Escola Episcopal do Oregon e dois adultos - morreram após escavarem uma caverna em meio a neve durante uma tempestade repentina. Há exatos três anos, outro trio de experientes alpinistas morreu na montanha durante uma nevasca.