Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Montanhismo e seus desafios

Geromo no Cume do Vallecitos
Todo montanhista sabe como é difícil o momento de escalada, aonde horas depois de uma longa caminhada as pernas passam por momentos difíceis na vida. Uma subida íngreme e cansativa é o momento mas pensativo, tudo se passa na cabeça de um bom montanhista, principalmente quando as pernas não respondem mais. Um passo de cada vez, se olha para o topo da montanha lá longe e se imagina coisa bem loucas. E a pergunta vem a cabeça, será que vou conseguir? Sim eu vou conseguir.
Montanhismo é desafio, é superação, é vencer seus limites e principalmente encontrar em um cume de montanha o que lhe aguarda de braços abertos ou fechados. O suor, cansaço, frio nada disso é o bastante, nos sentimos heróis. A cada passo uma vitoria uma conquista.

Temporada para 2010

2009 não foi um ano bom para o montanhismo paranaense, Maio quando começa a temporada de montanhas já mostravam que o tempo não ia ser nada bom, as chuvas atrapalharam bastante. Era só combinar para o final de semana la vinha o tempo ruim, e quando tempo estava bom, sem tempo para ir, foi um 2009 bem chato. O inverno que sempre favorece não estava ajudando, o jeito era na sorte mesmo. Mas bem no final do ano exatamente em Dezembro veio meu presente de natal, subir o Pico Ciririca, justamente numa época nada bom, ganhamos um presente lindo. Teve até um relato numa comunidade do "yorgut", que uns montanhistas foram para o PP na sexta e acabaram abordando a subida por causa da chuva, fomos no sábado para o Ciririca e fomos surpreendidos logo no início por um tempo nada bom, mas era só um susto, no domingo no retorno para casa logo as 3 da manha tudo foi recompensado, uma recompensa para o ano todo. Valeu a pena.
2010 tem que ser diferente e tem que ser especial, novos desafios e uma delas é a travessia Terra Boa/Graciosa, que está em planos há muito tempo. Mas para isso precisamos conhecer o Salto Mãe Catira. Uma caminhada para o Super Elcio de 1 dia mas para nós uns 3 dias já esta bom. Já no início de Fevereiro vamos para a escola de montanhismos do Paraná, Anhangava, fazer umas rochas e brincar de rapel com os amigos, vai ser bom para começar 2010.
E as metas deste ano são muitas, voltar ao pico 7/Mãe Catira com o ataque ao Pequeno Polegar, tentar novamente a Torre da Prata, Caratuva, Taipa, PP, voltar para o Salto Rosário para um ataque ao Salto do Feitiço, Araçatuba, fazer a travessia do Monte Crista, Morro do Canal e principalmente realizar um grande sonho meu que é o Ferraria. Mas existem outros Trips que vão ser realizados com o tempo. No começo de Fevereiro, Anhangava só para esquentar, escalar umas rochas e se preparar para um ano que vai ser maravilhoso.
Montanhas ai vou eu.